O ranking do Banco Central é divulgado todo trimestre e leva em consideração o número de reclamações dos clientes. Cinco dos maiores bancos do país estão na lista.
O Banco Central do Brasil divulgou um ranking que lista os piores bancos do país, baseando-se no volume de reclamações recebidas ao longo do primeiro trimestre de 2024. A classificação considerou o número de clientes de cada banco.
Vamos entender como essa lista foi elaborada, quais foram os principais motivos de queixas e quais bancos lideram esse ranking negativo.
Piores bancos do brasil são revelados pelo Banco Central: descubra se você é cliente de um deles
Para formar o ranking, o Banco Central analisou as reclamações registradas contra cada instituição financeira. As queixas mais frequentes foram relacionadas a cobranças indevidas de cartão de crédito.
Ranking dos piores bancos
O conglomerado formado pelo Banco Inter liderou a lista dos piores bancos do Brasil, com 741 reclamações. Vale destacar que o índice leva em consideração o tamanho do banco, de um modo que as instituições que ocupam os primeiros lugares têm mais reclamações proporcionalmente ao tamanho do banco.
Ou seja, o Banco Central realiza cálculos que definem uma pontuação para revelar quais são os piores bancos. Outro ponto que deve ser mencionado é que cinco dos maiores bancos do país estão no top 15 com mais reclamações: Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.
O Nubank, que é considerado o maior banco digital do Brasil, também está na lista de reclamações do Banco Central.
Principais motivos de reclamações
Os principais motivos de queixas contra os bancos incluem falhas de segurança, problemas no sistema Valores a Receber, cobranças indevidas no cartão de crédito e atendimento ao cliente insatisfatório. Essas questões refletem a necessidade de melhorias nas operações e no relacionamento das instituições financeiras com seus clientes.
Confira o ranking dos bancos com os maiores registros de reclamações
- INTER
- BTG PACTUAL/BANCO PAN
- PAGBANK-PAGSEGURO
- BRADESCO
- SANTANDER
- C6 BANK
- VOTORANTIM
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
- ITAÚ
- NEON
- NUBANK
- MERCADO PAGO
- ORIGINAL
- BB
- AME DIGITAL
O que fazer se você é cliente de um destes bancos?
Se você é cliente de um dos bancos que aparecem no ranking do Banco Central, é importante ficar atento e tomar algumas medidas para proteger suas finanças e garantir um atendimento adequado:
- Monitore suas contas: verifique regularmente suas contas e transações para identificar qualquer atividade suspeita.
- Proteja suas informações: evite compartilhar informações pessoais e bancárias com terceiros e utilize senhas seguras.
- Entre em contato com o banco: se enfrentar problemas, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do banco e registre sua reclamação de forma detalhada.
- Reclame no banco central: caso não consiga resolver seu problema diretamente com o banco, registre sua queixa no Banco Central.
Como fazer uma reclamação no Banco Central?
É muito simples: basta acessar o site do Banco Central e procurar pela parte de reclamações. Vale destacar que uma das finalidades do BC é fiscalizar a atuação das instituições financeiras do país. Portanto, é possível registrar queixas no órgão. Além do mais, os brasileiros também podem procurar por entidades que protegem os interesses dos consumidores, como Procon ou Reclame Aqui.